segunda-feira, 22 de abril de 2019

Sexta Feira Santa - Lapa PR

Olá motoqueiros bem vindos de volta

Mês de abril já começou com feriadão o que nos fez irmos para Rio Negro no PR (já falei um pouco sobre esse trajeto aqui no blog.) Até isso normal uma vez por mês vamos para lá para visitar os pais do William, mas como era feriado na sexta feira decidimos ir conhecer uma cidade vizinha de Rio Negro por um trajeto bem diferente do que a maioria das pessoas prefere fazer.

Então fica comigo que vou contar detalhes desse passeio no feriado.

Sexta Feira Santa a maioria dos lugares religiosos nesse dia estão muito cheios e como nem eu e nem William gostamos muito da muvuca fomos para Rio Negro na casa dos pais dele, o feriado foi de muito sol e céu limpo o que nos convidou para sairmos conhecer uma pequena cidade no interior do Paraná a cidade de Lapa talvez alguns de vocês ja tenham ouvido falar dela ou até ido até lá, ela fica a menos de 200km de Curitiba.
 Mas nós não seguimos o tradicional caminho pela BR seguimos pelo interior de Rio Negro pela velha estrada da Lapa que liga as duas cidade por um caminho de mais ou menos 70 km de estrada de terra onde podemos aproveita belas paisagens do campo e aproveita para fazer um pouco de off já que estava-mos um pouco de castigo nos ultimos fins de semana (para quem não sabe ou não lembra estaremos dia 04 de maio saindo de Itajai para Capitólio de moto então devido a isso estamos evitando os passeio na região.).
  Iniciamos a estrada velha da Lapa por trás do seminário de Rio Negro, onde começa o interior da cidade,existem poucas placas indicando o caminho por isso muitas vezes tivemos que parar para olha GPS para localizar qual direção seguir, felizmente não muito difícil nem é um bixo de 7 cabeças o trajeto está muito bem conservado devido ao fato que ainda existem muito moradores na região mais afastada da cidade o que gera um fluxo de veículos bem tranquilo comparado ao da cidade.
 Com o belo dia que estava a estrada nos convidava  para andar principalmente para aqueles que já estão acostumados com o off como nos não foi dificil chega aos 55km/h na Pandora, apesar de ser estrada de terra o caminho está bom para andar sem muito  buracos e uma estrada bem tranquila, para quem desejar fazer o trajeto de carro não tera dificuldades.
   A divisa entre as cidade é feita pela ponte da Lapa que cruza o rio Turvo, o que por sinal merece uma paradinha para bater foto mas ATENÇÃO na ponte não cruza dois carros ao mesmo tempo então cuidado a isso até para quem está de moto. Também não recomendamos a ninguem fazer essa estrada a noite pois por ser mais isolado das duas cidade pode ser um pouco perigoso.
  As belas paisagens também merece a nossa atenção o reflexo do sol nos campos traz uma beleza que é impossível de descrever somente vendo com os próprios olhos para perceber quanto pode ser belo as coisas mais simples da natureza.
  Após finalizar o percurso pelo interior da cidade chegamos ao inicio do asfalto que dara acesso a cidade de Lapa, ao entrar na cidade seguimos direto para o Parque do Monge, um local familiar onde você pode desfrutar de belos mirantes que te oferecem uma vista incrível da cidade, o acesso é gratuito podendo acesa de moto ou carro até o final da estrada, depois dali motos e carros ficam estacionados para que assim os visitantes possam acessar o parque e fazer caminha com tranquilidade e segurança, próximo onde deixamos a moto estacionada tem o posto da guarda florestal que cuida da preservação do local. O parque do Monge oferece amplo espaço para caminhar com a familia e descansar da muvuca das cidades, também é possível fazer a trilha que da acesso a gruta do Monge.
 A gruta do Monge se inicia em uma escadaria e termina no inicio de um trilha que na nossa opinião é de nivel médio de esforço ela não é impossível mas não é das mais fácil, então muita água e calma para não esgotar as energias, ao chegar no final da caminha que da acesso a gruta você pode apreciar a fenda aberta entre as pedras o barulho dos pássaros e ar fresco das árvores. O Retorno eu acho que é o pior você olha, olha e olha e não vê final da escadaria.
  Mais como nem tudo é mil maravilha a questão dos banheiros no parque é complicado pois estão em péssimo estado e sujos, nesse nosso passeio também encontramos dois M.C de Curitiba mas vou fica devendo o nome dos grupos pois não lembro mais.
  Quando saímos do Parque para retornar para casa estava iniciando o por do Sol e fomos acompanhado por ele o trajeto todo da saída( vocês podem conferir o video completo lá no nosso canal ). É o espectáculo ao vivo da natureza.
  Lapa é uma cidade pequena, porem muito bem conservada na questão histórica, conta com alguns museus e varias lanchonetes como era feriado não fomos no museu a catedral no centro da cidade também é linda então para queles que forem para a cidade não deixem de passar lá e conhecer a cidade.


















   

Nenhum comentário:

Postar um comentário