segunda-feira, 12 de novembro de 2018

Cachoeira Formosa Rio Dos Cedros SC.

Bem vindos meus amigos motoqueiros(as).

Estou devendo conteúdo para vocês essa semana né, mas por causa do tempo não conseguimos sair muito para irmos a novos lugares.

Mas hoje esse problema será resolvido por que fomos fazer um bate e volta a RIO DOS CEDROS SC.

11.11.18 Domingo

Finalmente depois de três semanas chovendo consegui-mos sair com sol e calor resultado disso para quem não via sol a dia um queimão do sol hahaha.

No sábado ja estava-mos pensando se iria-mos sair mas não havia-mos decidido nada quando acordamos no Domingo já passado das 9h00 vimos o sol que nos fez um convite para por motoca na estrada nosso destino Cachoeira Formosa em Rio dos Cedros.

Saímos passado das 10h00 arrumamos os alforges com aguá e um lanche, saímos sentido BR 101 onde no viaduto de Navegantes pegamos  a BR 470 sentindo Blumenau dali seguimos por ela até entrar em Timbó e Indaial  duas cidades pequenas da região.

Um calor. um céu azul sem nuvens e um vento morno convites mais que perfeitos para conhecer cachoeiras.

Rio dos Cedros é um cidade minúscula ela possui hoje  10.280  habitantes, quando chegamos na cidade não tinha uma alma viva na rua nem carro passando e por ser domingo consequentemente comercio fechado  parecia cidade fantasma  hahha.

A cidade conta com uma área rural que proporciona otimos camping e lugares para passeio e banho nas cachoeiras e rios com suas imensas pedras. Fomos com objectivo de conhecer o local para podermos acampar e conhecer a famosa cachoeira formosa.

Para chegar na área rural da cidade que dará caminho para todas as cachoeiras vocês ao entrarem na cidade devem seguir sentido Alto Palmeiras terão placas indicando o caminho mas sugiro um bom GPS.

Chegando na região de Alto Palmeiras você entra numa rua de estrada de chão que por acaso é muito bem conservada dando para andar tranquilamente, nós paramos para bater algumas fotos no local.

**Nesse momento William resolveu por a moto em cima da grama e ali tinha uma lama que quase atolou a moto, sensacional foi a saída que a moto patino um monte esse momento foi gravado confiram no final desse post**

Bom com o calor que estava a vontade era de entrar na agua o  que não teria sido nada ruim, quando resolvemos seguir caminho me dei por conta que perdi o cadeado do alforge ali na grama juro para vocês ficamos mais de 10 min procurando o cadeado até que achamos.

Depois desse episódio do cadeado e do quase tombo do Will  na saída da lama seguimos caminho sentido Região dos Lagos, tivemos o prazer de poder a pequena represa que faz parte da cidade e ela é linda seguimos costeando ela e a beleza so foi aumentando.

Descobrimos que as cidades de Jaragua do Sul e Rio Negrinho também tem saída por ali.

Chegamos a uma placa que indicava cachoeira Formosa segui-mos então sentido a ela, quando chegamos ao entroncamento a placa que dizia o sentido para a cachoeira que queria-mos era muito confusa não sei se por estar no local errado em vez de seguirmos reto pegamos a esquerda sentido Gruta do índio, pelo caminho comecei pensa sobre o trajecto que estava-mos fazendo e pedi pro Will para como bati foto da placa eu olhei a foto e deduzi que estava-mos caminho errado que devia-mos ter ido reto, então retornamos até o entroncamento e fomos reto.

A única coisa que achei muito ruim é que essa é ultima placa que indica a cachoeira formosa, você so vai ver novamente algo sobre ela chegando quase no portão.

A parte boa é que uma reta então não como erra apesar da falta de informação nas placas.

Quase chegando na porteira que da acesso ao local onde está a cachoeira passamos por uma ponte de madeira bem curta, logo em seguida ja encontramos uma placa com nome Cachoeira formosa informando o valor para visitação e valor do camping.

Ali começou mais um pouco de adrenalina devido as chuva tinha muita lama mas muita mesmo foi necessário passa por dentro da água quase caímos umas duas vez até chegar dentro da propriedade onde situação de lama era pior ainda.

Quando entramos na propriedade eu desci da moto para deixa ela mais leve pro William anda na quela lama até a parte para estaciona, nesse meio tempo eu que não sou desastrada nem nada enfiei meu pé com tudo dentro da lama resultando quase cai por que meu pé prendeu.

Moto estacionada fomos a procura do responsável para podermos pagar a entrada.

O camping tem uma estrutura simples mas aceitável para podermos acampar com tranquilidade o que deixa mesmo a desejar um pouco são os banheiros, mas o camping conta com chuveiros com agua quente, um barzinho que vende agua, refri, carvão esse tipo de coisa, duas bombas que geram agua portável e acesso as cachoeiras  e o mirante o valor é de R$ 25,00 o camping e R$10,00 a visitação.

Fomos então conhecer a cachoeira formosa a primeira queda conta com uma altura de 4 metros sendo possível tomar banho nela, nesse dia ela estava mais cheia.

A segunda queda  conta com uma altura de 40 metro e não tem como você chegar nela para tomar banho costeando ela está varias placas pedindo para não ultrapassar por causa do perigo de queda, foi nos informado que tem uma trilha na propriedade que leva até o pé da cachoeira mas foi orientado que apenas faça essa trilha que tiver preparo e material adequado para descer pois é um trilha com muito obstáculos e risco de acidentes graves.

Também existe uma trilha que leva ao mirante não chegamos a ir nessa trilha mas é uma caminha forte segundo o proprietário a vista proporciona visão das duas quedas que mencionei acima.

As trilhas que levam as duas cachoeiras são de fácil acesso e muito tranquilas o nível de dificuldade é 1.

Tomamos um refri no local e voltamos para moto para iniciar o nosso retorno.

E de novo mais um episódio na lama eu consegui filma minha quase queda na lama quando estava gravando o Will saindo.

Resolvemos voltar então pela saída para Jaragua Do Sul, onde pegamos uma mini serra fechada na mata e com bastante lama e um muito mas muito mas muito mesmo buraco o que fez solta nosso farol auxiliar e estoura o amortecedor da frente.

O resultando desse bate volta foi os dois queimado do sol, muita foto, muita risada e mais um lugar na lista.

Recomendo o passeio e voltaremos em breve para acampar.







Muita opção do que fazer.

Parte da Represa.





Aquela abertura na mata átras da gente são os canos que drenam a água da represa para cidade









Placa que eu mencionei estar mal localizada.










Placa próxima a entrada da propriedade onde está cachoeira Formosa.


Cachoeira Formosa 4 metros.








Cachoeira Formosa 40 metros.



Entrada do Camping


Divisa entre a cidade de Jaragua e Rio dos Cedros.


Nenhum comentário:

Postar um comentário