segunda-feira, 8 de outubro de 2018

Laguna e a CG 150

Olá Motoqueiros
Mais uma semana começando e nós temos conteúdo novo mais um bate volta pela nossa Santa Catarina .

Esse fim de semana nós fomos para Laguna SC (terra natal de Anita Garibaldi, a famosa Heroína dos Dois Mundos. Seu nome é proveniente da lagoa que banha o município )

Saindo exactamente as 6:40 da manha do dia 06/10 saímos para a BR 101 sentido litoral Sul de SC, Laguna fica a 120km da capital catarinense.

Pela base do mapa nós teríamos levados exactas 2h30min para chegar até nosso destino mas como estamos de moto demoramos 3h40min , paramos num posto de gasolina para tomar um café é o ultimo posto antes de subir na ponte nova de Laguna (sim ponte nova por que tem a ponte velha que passa a baixo dela ) , como temos um casal de motociclista em Laguna entramos em contato com Eduardo para ele nos dar algumas dicas de passeios pela cidade.

Ele nos indicou irmos pela ponte velha para batermos algumas fotos por ser mais calma e a passagem de carro não ser constante da realmente para bater foto tranquilo.








Fotos tiradas na ponte velha de Laguna 

Dali decidimos passa cumprimentar o Eduardo na oficina dele conversamos um pouco recebemos mais algumas dicas nos despedimos e seguimos infelizmente ele não pode nos acompanhar.
Eduardo recebendo a gente no seu trabalho 

Então dali seguimos para o centro histórico de Laguna paramos primeiro no museu de historia de Anita Garibaldi onde eu tive um infeliz episódio de cair na escada no segundo andar e torce o braço até agora meu marido não entende como fui cair,o valor da entrada é R$5,00 reais por pessoa para visitação,infelizmente a casa de Anita estava em reforma não pudermos ir,dali seguimos para igreja Matriz que por sinal muito linda 
Foto com estátua da Anita 


eu tentando ser a Anita 

praça do centro histórico de Laguna

Fonte em frente a igreja Matriz


Igreja Matriz

Interior da Igreja Matriz

Então seguimos até a Fonte
A fonte da Carioca fica localizada ao lado da Casa Pinto Ulysséa. No pé do morro, a fonte é abastecida de água mineral, já comprovada por geólogos.
Durante o passeio, os jovens solteiros trocavam olhares, muitos namoros começaram no trajeto até à fonte. A água da Carioca era levada pelas famílias que visitavam os lagunenses.

Foram nessas idas que casamentos iniciaram originando a fama do lugar.
Segundo um dito popular da cidade, “quem bebe dessa água sempre retorna a Laguna e seus amores”. )onde tem algumas torneiras para as pessoas tomarem agua na frente da entrada mas infelizmente a fonte estava fechada para reforma 


por fim para encerrar o centro histórico fomos para o morro da Gloria que eu particularmente me apaixonei por esse lugar tinha até um churrasqueira no meio de uma trilha 























Mas antes de encerrar o passeio pelo centro histórico paramos comer um lanche em uma lancheria ao lado do nome de Laguna no centro infelizmente não recomendo pois fomos muito mal atendido não me recordo nome do lugar para deixa pra vocês fico devendo .

Encerrando nosso passeio pelo centro histórico de Laguna vamos então atravessar a balsa para ir ao farol de Santa Marta 

A o Farol de Santa Marta protegido pela Marinha Brasileira (O farol de 29 metros de altura, posicionado a 75 metros acima do nível do nível do mar, foi inaugurado em 1981, sendo projetado por franceses. Em sua construção, foi utilizado barro, areia, pedras e óleo de baleia. Aliás, o farol é a maior estrutura do mundo, construída inteiramente com óleo de baleia.)

A travessia da balsa é bem tranquila e um pouco demorada na travessia é possível ver os botos famosos por ajudar na pesca em Laguna infelizmente não consegui bate foto dos que vi para,chegar ao  outro lado você paga o valor de R$ 2,80 por moto o que não é muito a travessia levou em torno de 10min logo que chegamos ao outro lado ja vimos  a placa que indica o caminho para o farol de santa marta,é surreal a paisagem que vemos é de encher os olhos,areia invade a pista o que fez com que nos parasse para bater uma foto,tinha uma placa que dizia para os veículos não adentrarem na areia mas  não disseram nada sobre ela na pista haha então batemos uma foto que parece estar no meio do deserto.
Quando avistamos o farol, primeiro passamos batido pela entrada eu vi a placa que dizia ser área militar,fizemos a volta e retornamos pedimos informação ao morador se podia-mos ir até farol, fomos orientados deixar a moto estacionada na rua infelizmente não pode ir  até la com nenhum veículos apenas a pé DICA  respirem fundo pois a trilha é cansativa, a trilha não é longa nem forte mas ela cansa existem alguns pontos dentro do terreno do farol que possibilitam a subida nas pedras para bater foto com o farol de fundo,uma observação importante não é permitido drones,acampar e permanecer a noite nessa área pelo fato dela ser militar então vale ressaltar que é importante cumprir as regras para não ter nenhum problema certo?















um deserto no brasil

a areia estava invadido a pista 



Finalizando nosso passeio saímos do farol e pegamos a saída para Jaguaruna onde seguimos  pela SC 100 até a BR 101 onde saímos um pouco mais para trás de Laguna dali seguimos pela 101 até em casa chegando 19h40.

Fica nosso agradecimento ao nosso amigo Eduardo por te nos ajudado nesse passeio.
https://www.instagram.com/motocasalsc/ ( perfil do nosso amigo)


Uma curiosidade rápida sobre Anita Garibaldi revolucionaria da Revolução Farroupilha e a unificação da Itália sendo assim fico conhecida como a Heroína de Dois Mundos.



2 comentários: